terça-feira, 24 de abril de 2007

A flor da Siri

Hoje, vindo pro trabalho, vi três mulheres com a flor da Íris, ex-BBB, no cabelo. Não, eu não assisti Big Brother. Sim, eu sei quem é a Íris (ou Siri) porque ela está em todos os sites, jornais e revistas (até na Veja desta semana ela deu o ar da sua – ou nossa – desgraça). E eu já tinha reparado a tal flor, outro dia, noutras cabeças por aí.

É impressionante a Big Burrice Brasileira. Siri é uma formadora de opinião! Pessoas espelham-se nela, querem se parecer com ela. Mal posso acreditar! Não costumo ver pessoas se esforçando para transparecer a elegância culta de uma Fernanda Montenegro, ou a displicência inteligente de Marisa Monte (só pra citar algumas personalidades bastante conhecidas da mídia). Isso sem entrar no mérito da questão de Lya Luft, Diogo Mainardi, Cris Camargo ou Fabrício Carpinejar (entre alguns dos meus favoritos).

Não vejo na internet nem na imprensa, movimentos mais ativos contra a corrupção, contra os impostos excessivos e sem reversão de benefícios a seus pagadores, contra a ineficiência do serviço público. Vejo somente o pró. E não é o pró-ética, conscientização, valorização ou seja lá o que de realmente aproveitável for. Tem só a movimentação pró-futilidade, pró-corpos sarados e mente vazia, pró-alienação.

Sim, eu sei, as pessoas precisam de lazer. Mas não de distração, de algo que lhes tire o foco do que realmente importa. E aí tá na hora da gente parar de dar audiência ao que não presta, de sermos mais seletivos mesmo. E semear nas novas gerações (porque na nossa quase não tenho mais esperança) algo mais sólido do que a florzinha da inconseqüência e da beleza vazia.

13 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito teu posto, concordo com tudo, tudinho!
Tb me revolto com essa midia porca, que tira o pouco de cultura que o povo possa vir a ter.
Bjkas

Anônimo disse...

Dinha, pra variar vc arrasou!
Sabe que as vezes vejo umas manchetes sobre essas pseudo celebridades e até tenho curiosidade de clicar e ler, mas não leio pra não dar Ibope pra eles? Sem falar em Britney spears em diante, né?
bjs!

Anônimo disse...

Dinha, arrasou! Não tenho nada a acrescentar mesmo no que você escreveu. Beijos.

Anônimo disse...

Dinha, realmente vc. arrasou... Eu acho que também deve haver um jeito das pessoas assitirem a este e outro tipo de programas sem querer se espelhar, né ???
Eu adoro a Lya Luft e o Diogo Mainardi, acho ele tão inteligente que ele fica até charmoso..ai,ai...hohohohoh
beijos queridaaaaaaa

Claudia disse...

Oi querida,

Passei pra de deixar um beijo especial. Vejo vc aparecer de vez em quando no MSN, meus dedos coçam pra conversar contigo, mas ando muito ocupada com novas tarefas aqui no MAC... saudades grandes.

Bjs

Anônimo disse...

Dinha, nem fala viu, essa Siri tá em todo lugar, isso tá me irritando num grau... até parece que ela e o Alemão são as pessoas mais importantes do mundo.
Beijos c/ muitas saudades.

Anônimo disse...

Dinha,

Concordo PLENAMENTE com você.

Como é que 27 milhões de pessoas param para asssitir e votar no paredão do BBB. Pq este povo não se movimenta por coisas que realmente importam como segurança, saúde, educação, moradia.

O BBB não muda a vida de ninguém a não ser dos patéticos que entram lá para colocar em xeque uma das grandes conquistas constitucionais, o direito a privacidade, a intimidade, eles entram lá e abrem mão de um direito que demoramos anos para conquistar. No final ainda temos que agüentar as Íris na rua, aqui em BH também ta cheio.

Ixi, acho que exagerei! Mas também ODEIO BBB.

Beijos

Christina Frenzel disse...

Dinha, você é minha "ìdala"!!!
Eu acho que uma das causas (ou uma explicação, sei lá) desta alienação toda é a necessidade que nosso povo tem de acreditar em uma pessoa que saiu do nada e conquistou algo. Seja lá em qual contexto esta pessoa possa ser copiada, adorada, idolatrada, BBBzada, então cria-se toda essa corrente fútil e alienada em torno de uma pessoa tão normal quanto nós. ;)
Beijos

Anônimo disse...

Arrasou! E vamos combinar que aquela flor é o uó, né?! Nem careca eu usaria aquilo!!!

Dinha, me ensina a colocar links no meio do texto!! pllliiiiiisssss

Beijos

Andressa disse...

Ai Dinha, como sempre vc com razão, mas eu me sinto desolada.
Dou aulas pra adolescentes e nem te conto em quem eles se espelham, ou nos valores que se apegam... É triste de ver.

Nem sei que raio de flor é essa, mas é por pura falta de tempo para qualquer coisa que não seja a Ana Clara ultimamente...
Beijos

Anônimo disse...

Dinha,
Não é à toa que eu te amo.
Eu sou fanzaça do Diogo Mainardi e da Lya Luft.Bom saber que você também gosta dele.Saudades...

Anônimo disse...

Dinha, não tenho a desculpa da Andressa mas também não sei que raio de flor é essa, mas não vi e não gostei. Concordo com tudo o que tu escrevesses, estou louca de saudades mas na quarta dormi quando fui colocar o Rafa na cama e só me acordei quase meia-noite. Beijocas,

Valmendel disse...

Concordo com tudo que está escrito nestes comentários e, inclusive, com tudo o que pensas sobre o BBB. Mas, eu USEI a florzinha, não para ser Siri, ou ìris, ou quem quer q seja. Usei pq gostei, achei bonita.
E tenho personalidade suficiente pra admitir sem me achar "copiadora de pseudocelebridades". Bjs grandes!!