quarta-feira, 11 de abril de 2007

O sorriso do meu filho

Se tem uma coisa que me fascina no Caio é sua facilidade em sorrir. Um sorriso que ilumina todo o rostinho dele, que concede uma luz ainda maior aos seus olhos.

Porque seus singelos sorrisos se enchem de significados. Eles são, pra mim, sua ponte maior com o mundo. São sua mais genuína forma de expressão. O Caio fala muito pouco ainda. Mas seus generosos sorrisos traduzem tudo o que meu anjo quer falar.

Eu chego em casa, não interessa o horário. Costumo dizer, já da porta da frente: “olha quem chegou...”. E ele solta uma risada das mais gostosas, que consigo escutar mesmo que ele não esteja ao alcance da minha visão. E quando ele me enxerga, aí mesmo é que o sorriso “escancara”.

Ele adora música. De todos os tipos. Basta ouvir um princípio de ritmo e pronto – lá vem o sorrisão pro rostinho de novo.

Quando se aproxima os horários de comer... ao som do microondas, ele já começa a sorrir e dar gritinhos de contentamento.

A Páscoa... ele adora chocolates (nem sei a quem puxou)! A cada ovo ou bombom que recebeu, ele se agarrava prontamente à embalagem e... sorria muito.

O sorriso do meu filho me dá sinais diários do quanto ele percebe o mundo ao seu redor, entende emoções, demonstra suas opiniões. Em síntese, é a comprovação de que, por mais que sua parte motora carregue as seqüelas da meningite, seu cognitivo é normal. Muitas vezes sim, encerrado nas limitações físicas, mas ali, ativo, atento, vibrante. E nos mostra que ele é feliz, na condição que é, porque sim ele se sabe amado, sim ele sabe retribuir esse amor.

Compartilho seguidamente meu sofrimento ao ter o Caio tachado de deficiente. Mas seu sorriso tão lindo me dá o respaldo para afirmar que de deficiente ele não tem nada. Algumas pessoas que trabalham com terapias espiritualistas e harmonização de energias, que têm contato com o Caio, já me afirmaram mais de uma vez: que alma perfeita, que já vivenciou em curto espaço de tempo tanto sofrimento e se mantém tão alegre, tão viva. Eu me arrisco a dizer mais. Deficiente? Nem pensar! O Caio tem a riqueza e a capacidade que a maioria dos melhores QIs que conheço não têm: a capacidade de sorrir, de ser feliz.


Lambuzado de chocolate: os olhos sorriem junto com todo o rosto.
Delícia pura!

13 comentários:

Rose disse...

Dinha querida, que saudade do seu blog!
O Caio tem um sorriso iluminador, que o torna ainda mais lindo! Pelas fotos que você posta dele, ele é muito amável, e tem olhinhos muito expressivos. Concordo com você que de deficiente ele não pode ser tachado. As pessoas deviam aprender com a pureza do sorriso dele, ao invés de tachá-lo. Eu tenho vontade às vezes de pegar ele no colo, e assim que você ganhar na mega sena eu vou beijá-lo e apertá-lo muito no encontro nacional, pra demonstrar pra ele, da maneira que ele mais entende o quanto eu o admiro e adoro. E é lógico que eu vou te abraçar mooooooooito também! Sou sua fã. Aliás, sua e do Caio.
Beijos

Anônimo disse...

Dinha, falar o quê, se vc já disse tudo. Saber sorrir é uma das maiores provas de inteligência que uma pessoa pode dar, e o Caio realmente sorri até com os olhos! Queria muito um dia poder apertá-lo pessoalmente, e falar o quanto ele é amado por tanta gente, em tantos cantos desse país. Amado por ser um guerreiro, por ser um fofo lindo e por ter uma mãe tão maravilhosa!
beijos!!

Anônimo disse...

Que ser iluminado!!!
Ah! eu quero esse sorriso pra mim!!! E ai dele se não me der nenhum dia 20! Trago ele pra SP e só devolvo depois que eu ganhar um! Pensando bem..., acho que não sei se vou querer devolvê-lo não!!
Beijocas

Anônimo disse...

Greice, o Caio é um fofo, olhando p/ essa foto dele dá até p/ ouvir sua risada, o olhar dele toca lá no fundo, é como se disesse "não esquenta a cabeça, tá tudo bem". Hoje tô meio jururu, mas só de olhar p/ essa fotinha dele me senti melhor. Ele é um guerreiro que com certeza ensina muito p/ todos.
E tá enorme hein, não é mais um bebê, é um rapazinho.
Beijos,

Christina Frenzel disse...

Ô Dinha, que sorriso lambuzado é esse?!?!?! Que vontade de apertar essas bochechas, Jisuis!

Ele tá lindo demais, gente!!!

Beijos

Anônimo disse...

Dinha,

Apesar de conhecer o Caio só por fotos da para perceber que além do sorriso lindo ele também sorri com os olhos e com olhos lindos.

Que delícia esta carinha suja de chocolate!

É impressionante a emoção e realismo de seus textos, a gente tem a impressão de estar sentindo a mesma coisa.

Beijos

Olívia disse...

ai dinha, quem deu um sorriso agora fui eu de ver este menino lindo e saudável!!
toda a felicidade do mundo pra vcs
um beijo

Anônimo disse...

Dinha, que sorrisão mais gostoso... E esse olhos de jabuticaba ??? E os cílios???
Coisa mais linda do mundo, querido e amado... Deficiente é quem não entende um sorriso e um olhar desses!!!
beijos te adoro

Grilinha disse...

Bem...Mulher, escusavas quase de teres dado ao trabalho de escrever...olhar para esse rostinho iluminado já dá para saber o que sentes...como o Caio é feliz ! Olha, eu acredito que ser feliz é meio caminho andado para recuperar e a outra metade será trabalho...mas uma delas, está aí !!! E de facto é LINDO, lindo, lindo....

Beijos a sorrir !

Anônimo disse...

Dinha, que diliça de sorriso! Lindo demais!
Beijos

Anônimo disse...

Realmente,você tem toda razão.De deficiente ele não tem nada.Seus olhos brilham e seu sorriso é contagiante.Acho que todos que viram essa foto sorriram junto com ele.

Vanessa Porto disse...

Tem um ditado que diz: Os olhos são as janelas da alma...
Eu gosto muito desse ditado e o caio é uma prova viva, pois os olhinhos dele mostram toda e felicidade que ele tem dentro dele.
Também pudera, como uma supermãe dessas né?
bjs

Alessandra disse...

Dinha,
O sorriso do Caio transborda felicidade, escorre pelos olhos ...
É lindo de ver !
fico feliz em saber que os da especie Caio são muito risonhos e felizes :)
Beijos