sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Conquistas e Alegrias!

Ontem o Caio me deu mais alegrias imensas e mais provas (como se isso fosse necessário) do quão vencedor ele é.

Primeiro, os problemas, ou suspeitas dele.

Com a meningite o Caio ficou com lesões cerebrais e descargas elétricas desordenadas, que os exames comprovaram serem crises pré-convulsivas. Ele nunca teve uma convulsão propriamente dita, mas tinha “tiques”, sustos, revirava os olhos de vez em quando. Isso tinha um potencial epilético, por isso ele toma dois anticonvulsivantes há 11 meses. Ajustar as doses desses medicamentos é bastante difícil, primeiro ele tomava só um, depois surgiu a necessidade do segundo, as doses tiveram que ser aumentadas, fracionadas, etc. A neurologista dele me explicou que tanto as lesões quanto as descargas eram barreiras ao seu desenvolvimento, tanto motor quanto mental, embora no caso dele a gente visse mais problemas motores. Bem, as lesões estão sendo repostas por novos neurônios sadios que estão nascendo, conforme aquela tomo que fizemos no meio do ano, lembram? Faltavam as descargas...
E ainda tinha uma “tese de problema” apontada pela equipe de neurocirurgia do HCPA (sempre eles!), a de que o perímetro cefálico do Caio é muito pequeno, o que foi diagnosticado por eles como microencefalia (o cérebro teria parado de crescer devido às lesões), o que causaria (adivinhem?) retardo mental irreversível.

Well, agora a verdade absoluta do meu guerreiro!

Novos exames e o acompanhamento da neuropediatra dele, Dra. Fabiana, comprovaram que o Caio deixou de ter as crises ocasionadas pelas descargas elétricas há cerca de 20 dias. E estamos notando mesmo, como de uma hora pra outra, ele tem se movimentado bem mais, interagido mais com a gente.
E a microencefalia está descartada. Ele tem um perímetro cefálico pequeno, assim como ele também está um pouco abaixo do peso “padrão” para sua idade (devido às constantes crises respiratórias e otites). Ou seja, seu PC é proporcional ao seu corpo. E ele ainda tem a moleira anterior, a que fica atrás da cabeça, aberta, o que significa que o cérebro dele está crescendo e tem espaço para isso.
Ou seja, o tratamento está dando supercerto e a expectativa é cada vez maior, assegurada por todos estes fatores, de que o meu lindo é normal e está se desenvolvendo maravilhosamente, dentro do tempo dele. A dra. Fabi não gosta de arriscar prognósticos, mas disse que temos, neste ritmo excepcional de recuperação (palavras dela) diante da gravidade de tudo o que o cérebro do Caio já passou (com doenças e cirurgia), a perspectiva de uma criança absolutamente normal, falando, caminhando, brincando, em torno dos 3 anos! E isso pra mim é a glória! Semana que vem ele já vai completar 1 ano e meio, estamos na metade do caminho!

Médicos (maus médicos) nos deram a certeza absoluta de que ele seria vegetativo, um peso em nossas vidas, um inútil. Eu ouvi isso, acreditem. Deus nos dá a prova diária da grande benção que é este anjo que nos foi enviado. Sei que sou pequena e que tenho muito a aprender. Mas o guerreiro Caio veio ao mundo para me dar lições e me ensinar a ser grande. A ele minha eterna gratidão, meu agradecido amor.

19 comentários:

Anônimo disse...

Dinha, estou imensamente feliz com a notícia. Sua perseverança sempre foi um exemplo e mostrou que vc estava certa e os médicos errados. Beijos em todos vocês.

Anônimo disse...

Dinha, juro que meus olhos marejaram, e são tão boas notícias q até faltam palavras! um bj, querida, se o caio é guerreiro, a mãe tb não fica pra trás. Vc e seu marido deram a ele a chance de lutar, não desistindo nos primeiros prognósticos ruins. A recompensa tá cada vez mais perto de vcs!

Anônimo disse...

Dinha, que alegria!!!!!!
Ganhei o final de semana com esta notícia!!!
Comemore muito, porque vocês merecem!
Grande beijo para toda a família de guerreiros.

Olívia disse...

oi dinha, que alegria!! estou super tocada com esta notícia, desde o começo acreditei que sua luta, garra e otimismo dariam forças pro seu guerreiro, e hoje ele prova que assim como você ele também é um vencedor!
beijo e comemore muito!!

Anônimo disse...

Dinha!!!
Que noticia maravilhosa...
Pra uma mãe, mulher e amiga guerreira como você Deus tinha que te mandar um presente desses!!!
toneladas de beijos no Caio e em toda a sua família!

Anônimo disse...

Nossa!!!
que notícia boa,Dinha!!!
Querida,eu já disse e repito,Caio
vai superar tudo,eu sei,pois tb já passei por isso.
Beijos p/ todos.

Christina Frenzel disse...

Dinha que notícia maravilhosa!
Fiquei com lágrimas nos olhos de tanta emoção com o seu Guerreiro!
Tenho certeza que ele irá sair dessa melhor que qualquer prognóstico, viu?
Beijos grandes na família toda, estou muito, MUITO feliz por vocês!

Anônimo disse...

Ahá! Eu sabia que o Caio ia me dar esse presentão de aniversário! E é por isso que eu amo ele cada dia mais, porque ele é o meu guerreiro!
Caio, a titia mais coruja do mundo (Eu) te ama demais, viu?!
Beijos na família inteira!!!

Anônimo disse...

Dinha, suas palavras e o amor que tem pelos seus filhos sempre me emocionaram, mas hoje, sabendo da notícia boa sobre o Caio, fiquei com os olhos marejados de alegria! Que bênção, heim! Você merece, e o Caio mais ainda! Um beijão!

Isabella disse...

Dinha, como sempre suas palavras me emocionaram demais. Não tenho o que dizer, apenas que estou feliz demais por mais essa vitória conquistada. Um grande beijo.

Anônimo disse...

Nossa senhora,Dinha,que notícias simplesmente incríveis!Deus é grande mesmo.
Parabéns por todas as conquistas de seu guerreiro Caio.
Beijos!

Anônimo disse...

Dinha,

Fique tão emocionada.........felicidades para vcs e com certeza para Deus nada é impossível!!! Logo vamos estar comentando as mil e uma bagunças deste guerreiro lindo.

bjs

Anônimo disse...

Como ja disse no LV, sem palavras!
Mas continuo a te admirar pela tua garra e persitencia e acima de tudo fé em Deus! So assim , acreditando nele que tem te dado provas constantes que milagres acontecem, basta acreditar!
Muitos beijos nos Meninos

Claudia disse...

Nunca é demais dizer o quanto é bom ter notícias tão boas de vcs. Veja, Ele realmente está operando em sua vida, e certamente TODAS as dificuldades vão se tornar pequenas quando vc puder ver todo o bordado. Há de ser logo logo...
Bjs

Anônimo disse...

Dinha, só li agora o teu post, passei o final de semana fora. Adorei as notícias, eu sempre imaginei que as coisas seriam assim, e é gostoso demais ver a evolução do Caio acontecendo como sempre imaginamos.
Beijocas e parabéns!

Andressa disse...

Dinha,

Admiro muito a sua determinação e amor de mãe!
Imagino quanto de bobagens vcs devem ter uvido ao longo destes anos, e o quanto cada progresso deste menino lindo deixa todos vocês radiantes de felicidade!
Parabéns!

Rose disse...

Dinha, o que dizer dessa mãe... estou completamente sem palavras diante de você e seu guerreiro Caio, como sou nova no LV nunca tinha entendido o termo Guerreiro, mas agora tá explicado.
Muitas felicidades pra vc e seus dois frutos.

Alessandra disse...

Dinha,
Torço a cada dia para que o caminho do Caio seja repleto de conquistas e felicidades. Ele merece e vocês tambem merece. A vida de nossos filhos é a maior dadiva que podemos receber e saber que eles estão bem enche nosso coração de felicidade. Ainda vamos presenciar nossos Caios correndo e brincando juntos !!
Estou imensamente feliz por você !
Beijos
Alessandra

LeticiaBTK disse...

Dinha, estar estimulando seu filho sempre é maior do que qualquer coisa, e mais acertado do que qualquer diagnóstico. Vai fundo, teu filho tem o potencial que você acredita! Não trate ele diferente, não faça tudo por ele, deixe ele te mostrar que pode ! Boa sorte na 'jornada'. ;)