quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Transição

Esta semana aconteceu minha primeira reunião com duas profissionais do CEIA - Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade. Sub-departamento da Secretaria de Educação do município, tem dado amparo à mesma em casos de alunos de inclusão da rede pública de Canoas. Tive um encontro com uma psicomotricista e uma fonoaudióloga. Claro que, ansiosa-mor (vocês já tinha reparado nisso?), eu estava em cólicas. E com medo. Acho que Caio foi tão abençoado na sua iniciação escolar, com o mérito total para a equipe da sua escola de educação infantil que há um lado negativo meu que acha praticamente impossível nos darmos tão bem na nova escola, que ele iniciará ano que vem, agora no ensino fundamental.

Mas as gurias do CEIA me tranquilizaram muito. E conseguiram o mais improvável: me deixaram confiante de que sim, pode continuar dando certo.

Começaremos muito em breve, provavelmente agora em outubro, a transição do Caio para a nova escola. Ele vai frequentar uma vez por semana, a fim de promover a familiaridade dele com os espaços e as pessoas. E vai permitir também que a escola comece a se adaptar a ele, podendo estudar quais adaptações físicas ou humanas se farão necessárias para sua plena inclusão em 2013.

Fico feliz. Ele realmente está sendo tratado em sua individualidade. Estamos tendo o acompanhamento de profissionais que entendem não ser somente lei, mas também viável, que ele curse a escola. Que aprenda mais. Que cresça.

Entre suas especificidades mais difíceis, claro, a epilepsia e o uso contínuo de medicação;  a alimentação restrita; a ainda falta de autonomia para se alimentar e fazer sua própria higiene. Entre as vantagens: a boa socialização e a capacidade de entendimento que ele tem mostrado até então.

Ano que vem meu mocinho inicia então o primeiro ano. Com a distinção bem clara de que não se espera dele o que é convencionado: a alfabetização pura e simples. Mas se ele mostrar potencialidade, todos os esforços serão empreendidos. E se esta promessa for cumprida, já estarei realizada, pois é a materialização do meu compromisso maior com meu filho - o de tentar sempre, o de buscar mais, o de sonhar alto. Em princípio, quero dois filhos "doutores". E concentro todos os meus esforços neste objetivo, para ambos.

Estou apostando mais uma vez. E não estou só, o que é muito encorajador mesmo. Então, novamente, rendendo meu reconhecimento a este belo trabalho da educação municipal de minha Canoas que tanto amo. Que pode sim, vir a se tornar, que sabe, referência para todo o país. 

Nenhum comentário: