terça-feira, 7 de setembro de 2010

Uma semente

Faz mais de três anos que sonho poder proporcionar a equoterapia pro Caio. Sei de seus resultados fantásticos. Infelizmente, além de só ter em Porto Alegre, é uma terapia caríssima.

Fiz até um vídeo, tentando um apadrinhamento empresarial pro Caio, mas foi em vão.


Então ontem, coloquei em prática uma idéia alimentada há alguns meses. Fui em uma audiência pública, que nosso prefeito realiza semanalmente para atender demandas da população. Ele recebe 15 pessoas, em sessões individuais. E apresentei um projeto de tentar implantar uma escola de equoterapia em Canoas. Temos o terreno, o espaço e animais mansos, que podem ser montados por crianças, doação de um senhor, ex-patrono de CTG (Centro de Tradições Gaúchas) que perdeu uma filha deficiente ainda na infância. E ele quer ajudar a escrever uma história diferente para outras crianças... Precisamos de amparo legal e técnico. Levei ao Jairo Jorge todas os requisitos que devem ser cumpridos para que possamos abrir um estabelecimento filiado à ANDE Brasil - Associação Nacional de Equoterapia. E ele ficou muito entusiasmado com a idéia, já encaminhou um ofício na hora para sua equipe de saúde e me prometeu pensar com muito carinho e dedicação na idéia.

Canoas já tem a ACADEF, associação credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Reabilitação e atendimentos de alta complexidade. Podemos, com a Equoterapia, tornar nossa Canoas uma cidade referência em inclusão e acessibilidade. Jairo vai propor uma parceria com a ACADEF, para que ela ofereça o serviço de equoterapia a seus associados, disponibilizando seus competentes profissionais. E ele pediu um estudo de viabilidade econômica para implantar um projeto piloto de equoterapia para um pequeno grupo inicial de 10 crianças. Sabe que o SUS dificilmente arcará com os custos, mas tem vontade de que a Prefeitura possa fazer esse investimento.


Fiquei muito feliz com nossa audiência. Com a disposição aparentemente tão sincera do nosso prefeito. Com minha vontade de lutar e fazer mais por meu filho, por outras crianças, por nossa cidade. Com a pequena semente que talvez tenha sido plantada. Agora é seguir, como sempre, na luta e na fé. Porque, mais do que nunca, acredito que sonho que se sonha junto pode se tornar realidade...


Eu e o prefeito Jairo Jorge, na audiência pública na qual ele me recebeu




2 comentários:

Maira disse...

Que maravilha que o Prefeito vai "abraçar" o projeto, enquanto lia esse seu post, fiquei com aquela sensação de "absoluta certeza que dará certo".

Eva disse...

Torcida forte por algo que já parece ser realidade.
Beijos