sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O tamanho da minha árvore

Há um ano, quando me mudei para minha atual casa, deixei inúmeros móveis e pertences num cômodo vazio na casa da minha sogra. Entre eles, minha árvore de Natal, com mais de 2 metros e 10 de altura. Ano passado pedi emprestado um pinheiro que minha cunhada tinha sobrando, bem pequeno, e o acomodei em cima da nossa cristaleira. Afinal, eu pensava, é provisório, ano que vem estaremos em nossa nova casa, com espaço de sobra para minha árvore legítima.

O ano chega ao fim e as coisas que eu esperava ainda não se resolveram. Mas este ano, bati o pé. Quero minha árvore de volta! Mas não temos espaço! Ela é muito grande, vai ocupar toda a sala! Como resolver? Reordenamos os móveis, troquei o sofá de quatro lugares pelo de dois, com duas poltronas avulsas e voalá! Eis minha árvore de Natal que tanto quis enfeitar para meus meninos. Gosto dela. Tem bolas antigas que minha avó me deu. Tem bolas um pouco mais modernas, que eu e o Sandro compramos logo que casamos. Tem enfeites de madeira que pusemos quando engravidei do Yuri. Tem bonecos de pelúcia que acrescentamos após o nascimento do nosso primeiro filho. Anjos comprados no primeiro Natal do Caio conosco. Todo ano, encontramos um tipo de enfeite novo para colocar, fazendo referência à nossa própria história como família.

Ao vê-la montada, por essas coisas que não se explicam, a primeira coisa que veio à minha cabeça foi: minha árvore é do tamanho dos meus sonhos.

Sim, era isto que eu queria provar pra minha família e pra mim mesma! Não era simplesmente a árvore de Natal. Eram meus sonhos de resolver a questão eterna da minha herança e comprar de uma vez minha casa própria. Era minha fé de que, como costumo dizer, quanto mais o tempo passa é menos tempo que falta pro Caio ficar cada vez melhor, mais autônomo. Era o meu amor. Pelos meus filhos, pela vida, por Deus, pelos meus amigos.

Porque é exatamente assim que eles são. Nossos sonhos podem não caber em nossa realidade. Mas se priorizarmos o que realmente queremos eles podem se manter erguidos ao nosso lado. Nossa fé nunca precisa ser do tamanho de nossos medos ou frustrações. Ao contrário, ela precisa estar ali o tempo todo, imponente e majestosa! E se vamos falar em amor... Ele nunca será exageradamente grande. Amor não tem tamanho! E existe pra enfeitar nossas vidas.

Minha árvore de Natal. Que ofereço a meus filhos, meu marido, minha mãe e minhas melhores amigas. Ela é do tamanho dos meus sonhos. De ver realizado em 2008 os desejos mais profundos de cada um. No tamanho do seu merecimento e do afeto que lhes tenho!



BOAS FESTAS!

14 comentários:

Valmendel disse...

foi a coisa mais certa que falaste! Tua árvore tem o tamanho dos teus sonhos, do teu amor e da tua esperança! Fica com Deus, que tudo vem a seu tempo certo! bjs

Claudia disse...

Êita mulher, mais um daqueles seus textos inpiradíssimos, hein? Olha tenha fé mesmo, porque mais cedo ou mais tarde, as coisas se resolvem. Eu, durante muito tempo paguei aluguel sonhando com nossa casa, uma casa espaçosa, com jardim e gramado, tudo o que eu queria e demorou um tempo, mas eu consegui e sou imensamente feliz por essa conquista. Tenho certeza de que vc terá sua casa com mais espaço pras conquistas gigantescas do nosso Caio. Beijos pra vc e pros meninos.

Anônimo disse...

Dinha querida, como sempre nos emocionando... Linda sua árvore, linda sua família, linda você!!! Obrigada por existir, por sonhar e por nos deixar participar dos seus sonhos! PS.: Comprei os mesmos enfeitinhos de madeira quando estava grávida da Ju.

Anônimo disse...

Dinha!!! Concordo coma Val, tua árvore tem o tamanho de seus sonhos, de teu amor e de tua esperança... e tenha muita fé, pois tudo vai se acertar... Um beijão, Dri! :)

Luciana Pessanha disse...

Linda árvore! Muito significativa! Lindos sonhos!
Belíssimo texto, Dinha! Parabéns!
Seus frutos são abençoados convivendo com uma mãezinha tão especial.
Beijo e muito afeto

Anônimo disse...

Dinha, querida, e que venha 2008 para que vc possa realizar tudo que não deu este ano.
Boas festas para vcs e dá um beijo bem grande nos meninos por mim!

Anônimo disse...

Bom, já que você elogiou meu texto, agora é minha vez. Adoro seus textos! Adoro seu estilo! Adoro tuas palavras! Adorei sua árvore! Em síntese: adoro-te! Bjs

Anônimo disse...

Dinha, é isso mesmo! Lindo texto!
Que seus sonhos possam ser realizados, se não em 2008, mas ao longo da sua vida! Um beijo!

Anônimo disse...

Dinha, se você tentasse achar uma árvore do tamanho da admiração que eu tenho por você cada vez que leio um texto seu, ia precisar de uns caminhões pra carregá-la, viu??? rs
Lindo, lindo. E a árvore, mais linda ainda.
Este ano estou triste comigo mesma por ter feito uma árvore bem feinha. Nem a Mari deu atenção à ela... mas faz parte das estratégias, a do ano que vem vai ser bem mais bonita...
E uma das coisas que eu me identifico com vc é essa fé que nos leva longe. É isso aí, a fé e a esperança é o vento que nos leva, é a brisa nas nossas velas, né?? Um lindo 2008 pra você e pra nossa família!!

bjs

Anônimo disse...

Dinha, que árvore liiindaaa!! Muito mesmo!! E essa foto do Yuri bebê, que delícia??
Que seus sonhos, do tamanho de sua árvore, se transformem numa feliz realidade!!
Beijos!

Essa vida de Mãe!!! disse...

menina, que árvore mais linda... a minha é pequena, por mesmo motivo que o seu, espaço... Mas a adoro, montar com a Ellen é tudo de bom...
Amei pra variar, seu texto, como sempre digo, por textos como esse que a cada dia me torno ainda mais sua fã...
Beijos!!!
Qdo crescer, quero escrever como vc...

Bárbara - Vida de Mãe -
http://barbaraguarei.zip.net

Anônimo disse...

Ainda bem que vc insistiu e bateu o pé, pq ficou lindíssima. Símbolo da sua persistência e perseverança em tudo nessa vida. Feliz Natal pra vc e sua família linda. Que venha 2008, cheio de coisas lindas e boas!
Beijo

Anônimo disse...

Eu desejo que todos teus sonhos se tornem realidade em 2008. Um 2008 renovado de esperanças e muitas realizações. Te amo!
Beijos

Alessandra disse...

Dinha,
Espero que em 2008 seus sonhos se realizeam, todos sem exceção !
Nossa fé e nossos sonhos são os que nos movem, aprensendo e melhorando.
Que possamos estar sempre juntas, 2008, 2009, 2050 !
Beijos