domingo, 21 de maio de 2017

5 atitudes para virar o jogo: Aceitação

Todos nós vivemos, em algum momento de nossas vidas, uma situação que nos desafia, oprime, faz infeliz. Ou simplesmente não nos serve mais. E aí, a única porta de saída passa por uma guinada total. Mas, na grande maioria das vezes, a gente não se acha capacitado para virar o jogo. O medo, o comodismo, crenças limitantes insistem em nos deixar patinando no mesmo lugar. O que precisamos ter em mente é que nosso destino, onde vamos chegar, o que vamos conquistar, depende quase que exclusivamente de nós. Pensando nisso, resolvi compartilhar aqui 5 atitudes para virar o jogo.

Por mais contraditório que possa parecer, a primeira atitude para sair completamente de onde estamos e não nos agrada mais é a ACEITAÇÃO. Como assim? Mas se eu aceito, a tendência não é justamente me manter inerte? Atenção: a leitura não é essa. Não falo de conformismo. Falo de aceitação. A negação faz com que a gente fique se debatendo e afundando num lodo sem fim de autopiedade. Nos faz não acreditar que determinada situação é realmente verdadeira. E aí, como reagimos a algo que não acreditamos que está acontecendo? A negação também pode nos causar raiva, que muito facilmente nos coloca no papel de vítimas de um destino injusto. Se somos vítimas, não temos o poder de transmutar o que nos incomoda. Essa equação de negação e raiva tem grandes chances de levar a um estado de depressão, onde aí realmente não nos acreditamos mais capazes de superar o que quer que seja.


A aceitação, pelo contrário, é a reação! É entender que as dificuldades acontecem para todos e eu tenho o poder de decidir como vou reagir a elas. Carl Rogers foi um psicólogo norte-americano que revolucionou a psicologia até então tradicional, que antes acreditava que todo ser humano tem um quê de doente em sua psiquê. Rogers defendia que a natureza humana é a saúde integral e que todos têm em si a capacidade de cura e o potencial de crescimento. É dele uma frase que gosto muito que diz: “Curioso paradoxo: quando me aceito como sou, posso então mudar”.

Quando aceito o que vivo, começo a buscar o lado positivo daquilo. E entendo que tenho forças para reagir, para transmutar e crescer.

Para a semana que está começando, desejo que tu possas aceitar teus desafios de coração. E fazer deles, pontes para teu merecido crescimento.

Um beijo.

Cláudia

Nenhum comentário: