domingo, 16 de abril de 2017

A simplicidade e o bem que habita em nós

Da minha infância trago lembranças bem difíceis. Mas, todo ano, a Páscoa me traz as mais ternas e significativas memórias. Já vivíamos em casas e famílias separadas, eu e meu irmão, 4 anos mais novo. Mas na Páscoa – como na verdade em todos os finais de semana – eu vinha de Porto Alegre a Canoas, ficar com eles. Nossa Páscoa era feita de poucas e simples guloseimas: alguns mandolates, algumas balinhas do armazém, algum raro chocolate, nunca de boa marca, pois minha mãe não tinha condições de comprar. Não tínhamos sequer cestos. Mas não era importante. Todo sábado de Aleluia, nossa diversão era improvisar nossos ninhos. Normalmente tampas de caixas de sapato com papéis rasgados com nossas infantis mãozinhas, para acolher o que o Coelho nos trouxesse. Sempre às colocávamos embaixo da pequena mesa da cozinha. E íamos dormir esperançosos.

O domingo sempre era de alegria. Pois o Coelho vinha. As guloseimas se espalhavam em nossos ninhos tão humildes. E passávamos o restante da Páscoa trocando os doces – “prova esse, mana, é gostoso!” -  e nos deliciando. Tenho a mais profunda saudade e gratidão por essas lembranças.

Normalmente nas datas mais significativas do calendário, como a Páscoa, o Natal, o Ano Novo, nós usamos de todas as atuais ferramentas da tecnologia disponível para desejar o bem ao nosso próximo, para emanar energias de amor, de fraternidade, de esperança. Porque, eu acredito, somos essencialmente bons. Desejamos o bem uns aos outros.

Essas lembranças com meu irmão também me remeteram ao quanto podemos ser gratos e tocados por momentos de absoluta simplicidade. Me lembrou da capacidade que temos de ser feliz mesmo em situações tão adversas – e naqueles anos, nossa realidade era bastante árdua. Mas sabe? Nosso foco era justamente ser feliz, independente da situação. Não tinha ninho, a gente fazia. Não tinha chocolate, saboreávamos as balas! Não tinha fartura? Aí depende do ponto de vista. Amor e esperança, tinha pra dar e vender.


Prontos para começar uma nova semana, vamos levar essa vibe com a gente? De desejar o bem, de manifestar o nosso melhor? Mais do que isso: vamos ser felizes com a simplicidade, gratos ao que temos agora? O que é simples hoje, pode se tornar parte de suas melhores lembranças amanhã. Vai por mim.

Linda semana a vocês.
Um beijo,
Cláudia

Nenhum comentário: