domingo, 30 de outubro de 2016

Sobre ganhar e perder

Trabalho diretamente com política. No primeiro turno, meu vereador saiu vitorioso, como o mais votado do município. Alegria pelo reconhecimento a um forte trabalho de equipe realizado com muita dedicação. Hoje, ao término do segundo turno, nossa candidata à prefeitura não se elegeu. Tristeza e frustração pelo objetivo não alcançado, apesar de todos os esforços dispendidos. Muitos amigos me mandaram mensagens em solidariedade. A eles respondi o que se tornou a inspiração do que venho falar com vocês hoje. 

Só conhece o sabor da derrota, quem já experimentou a vitória. 
Felizmente, eu conheço os dois.

Hoje, as coisas não saíram como o planejado, como o esperado.
E quando não dão certo, é muito comum buscar os porquês da falta de êxito. Que bom, essa é a parte do aprendizado, da reflexão, do amadurecimento. Sempre ficam as lições para uma próxima vez.
O outro lado é justamente lembrar que se a derrota nos é amarga, é porque a comparamos com o deleite certamente já experimentado da vitória. Se temos o parâmetro do quanto é ruim perder, é porque lembramos a delícia que é ganhar. 

Esse é o jogo da vida. Inconstante porque mutável, surpreendente, sempre desafiador. Como escrevi recentemente, a soberba da felicidade pode ser perigosa. Por isso, às vezes, a gente perde. Para nos situarmos que nada é para sempre. 



Ah, mas olha só que bacana! Daqui a pouco começa um novo dia, um novo tempo. E o placar é zerado de novo. Bola no centro do campo, peças enfileiradas no tabuleiro, tudo contigo outra vez. Não é o máximo isso? Ter uma nova chance de fazer melhor do que hoje e vencer! Que tal? Eu aceito, super disposta a vencer amanhã. Vamos juntos?

Desejo uma semana corajosa para vocês e seus propósitos.
Um beijo,
Cláudia

Nenhum comentário: