sábado, 10 de janeiro de 2009

No escurinho do cinema

O Yuri adora cinema desde bem pequeno. Se concentra ao máximo, curte cada segundo como se saboreasse algo delicioso. E a tempos vinha me pedindo para irmos ao cinema de novo. Mas com uma nova condição: levar o Caio junto. E eu enrolava, enrolava e não levava. Levei ele, Yuri. Na saída do filme ele me diz que tinha gostado, mas com o Caio junto seria bem melhor.
E eu sempre com medo. E se o Caio não estiver pronto? E se ele chorar muito? E se ele se assustar? Procurava explicações racionais para uma grande insegurança minha. Cheguei a conversar com o Yuri sobre os problemas neurológicos do Caio, de que ele poderia realmente não se adaptar ao ambiente do cinema. E ele me fez a afirmação que me desarmou: "Tu nunca vai saber se não levar ele, se não tentar".
Ainda que cheia de dedos, saímos os três, quinta passada. Iríamos na fono, na fisio, almoçaríamos no shopping e então pegaríamos a esperada sessão de cinema. Os olhos do Yuri eram um brilho só. Ele adora ir nas terapias do irmão, conversar com os profissionais, aprender como ajudar em casa. E depois, o sonhado programa com o irmão!
A primeira barreira vencida foi o almoço. Eu sempre levava comidas prontas de casa (em embalagens térmicas adequadas, claro) para o Caio e pedia para algum estabelecimento da praça de alimentação esquentar no microondas. Dessa vez, fui na cara e na coragem. Um verdadeiro teste de sobrevivência, pensei.

Bom, primeiro o Caio ama as fritas do Mc.
Então morrer de fome ele não ia.
Mas enquanto o Yuri se fartava nos Mc lanches da vida, eu ainda consegui arroz, moranga e feijão num bufê. Caio mandou ver.

Era chegada a hora então. O temido cinema.
Compramos os ingressos e o Yuri pedia fotos a cada passo (vejam abaixo). Dizia que precisávamos registrar o primeiro cinema do Caio.
Entramos e em seguida começaram os trailers.
Caio olhava tudo em volta - já escurinho, o ar condicionado bem geladinho...
Arregalou o olho... e desandou a rir e "conversar".
Ele amou o ambiente, parece que achou muito interessante ver tanta criança junto conversando e dando risada.
Mas a animação durou exatamente o período dos trailers. Depois disso, ele virou pro lado e dormiu! O filme todo!

De qualquer forma, Yuri saiu realizado do cinema por ter tido a "companhia" do irmão. Pra variar, saiu me dando lição de moral: "Viu? Eu te disse que ele não ia chorar. Viu? Tu nem queria tentar..."

Mas sou obrigada a concordar com o Yuri.

Voltei pra casa MUITO feliz com nosso passeio, absolutamente típico de uma família normal. Pude perceber sim que os medos, o preconceito e a insegurança ainda batem forte é dentro de mim mesma.

Agradeço e me emociono com a postura tão naturalmente inclusiva do Yuri, com sua insistência em fazer o Caio presente em todos os momentos.
Amigas generosas me dizem que Caio me escolheu muito bem para ser a mãe dele. Mas acho que ele foi ainda mais certeiro ao escolher o Yuri como irmão.

Na entrada: a expectativa


Quase lá...

Reparem na carinha de realizado do Yuri...


Tudo certo na primeira ida do Ito ao cinema. Dormir durante o filme foi só um detalhe. Mas valeu demais! Que o diga o orgulhoso mano Yuri!

12 comentários:

Anônimo disse...

que ótimo programa! quem sabe da próxima vez ele não fica acordado e passa a adorar tanto quanto o irmão!
parabéns a vocês! vale.

Grilinha disse...

Se dormiu é porque estava bem tranquilo e nada assustado.

O JP já foi ao teatro, circo, espectáculos e por algumas reacções àos barulhos fortes , temo um bocado levá-lo ao cimena. Depois de ler o teu filho, entendo que estou errada. Tentar vale a pena, não é?

Comer fora é uma sensação de liberdade enorme. Felizmente nesse caso nunca tivemos grande medo. Ele come qq coisa em qq lugar...e é uma boa sensação não termos de nos preocupar com a logistica de dar de comer.

Continue Yuri a incentivar a tua mãe, pois eu tb vou aprendendo. Beijos

Anônimo disse...

Fiquei super emocionada com o relato desse passeio. Deve mesmo ser uma sensação incrível perceber que sim, toda a família pode frequentar juntas todos os lugares em que se sentirem bem!
Tenho certeza que graças a essa família inclusiva e maravilhosa que o Caio tem ele irá longe, longe! Parabéns por ser essa mãe maravilhosa. Parabéns pelo filho mais velho de ouro! Bjão e amei as fotos!

Unknown disse...

Que legal esse programa em família. As fotos ficaram lindas.
Difícil saber o que está mais lindo, se a faceirice do Caio ou a felicidade do Yuri.
Beijocas, Márcia.

Renata disse...

Que lindo Dinha, o Yuri ficou radiante, dá pra ver a alegria nos olhinhos dele.

E de quebra nos deu uma lição né, que já sabemos, mas sempre esquecemos... "como saber se não tentar?" rs.

beijos,

Maira disse...

Teu filho mais velho não pertence a esse mundo, é um ser iluminado, bom mas vc. já sabe disso né, rsrs...parabéns pelas duas joias raras q. Deus ti deu e vc. tão bem está sabendo lapidar.
Tenhão uma ótima semana.
sou sua fã.
Maira

Alessandra disse...

Ah Dinha ! que bacana vocês terem vencido as barreiras do medo e da insegurança e conseguido fazer um passeio tão legal !
Adorei o relato e as fotos !
Um beijo enorme em vc e nos meninos de ouro !

Christina Frenzel disse...

Dinha, com certeza, isso tudo não tem preço!
Que bom que você seguiu os conselhos do Yuri e resolveu encarar esta!

Beijos e parabéns pela estréia.

Ainda estou ensaiando levar a Ciça rsss

Anônimo disse...

aiiii, que na próxima farra eu quero ir juntooo! as pipocas são por minha conta! rs
Lindosss esses dois!
Beijos
Babi

Anônimo disse...

Você é uma mulher de muita sorte. Deus concedeu a voce duas joias raríssimas. Parabens. Desejo milhões de momentos como este à vc.

Valmendel disse...

Yuri é um abençoado. A pessoa que disse tem razão, Caio soube escolher muito bem a família linda que tem. Deus abençoe vcs. Saudades!!

Anônimo disse...

Imagina se não encheu meus olhos de água...
O Caio de fato, escolheu sim a familia certa pra ele...
Que meninos de ouro Deus te deu!!!
Bjks...
:)
Ah!!! A Ellen e o Caio foram assistir ao mesmo filme na estréia deles ao cinema...
:)