domingo, 22 de outubro de 2017

Recomeçar

Uma das lições mais preciosas que a reeducação alimentar tem me trazido é a possibilidade de recomeçar. 

Alguns dias, a dieta é sabotada. Noutros, a preguiça vence a atividade física. Aprendo a não me condenar: tenho feito o melhor. Apenas alguns dias consigo ser ainda melhor que em outros. Assim é a vida. 

Todo dia a gente pode recomeçar. Todo dia é uma nova linha de partida. Às vezes, muda a linha de chegada, porque mudam nossas escolhas. O que deve permanecer é essa vontade de ir, de chegar, onde quer que seja. 


Podemos recomeçar a dieta, retomar uma leitura abandonada, um projeto engavetado, um relacionamento. Podemos mudar de gosto musical, de estilo de vestir, na forma de pensar e agir. Mudar a rotina, o hobby, o círculo de amigos, o autor favorito. Novas escolhas também são recomeços. Ou podemos voltar atrás e caminhar​ novamente por um caminho já trilhado, sem a sensação de que todo recomeço é um fracasso, irmão gêmeo de tentativas frustradas. Podemos refazer as mesmas escolhas mas o fato de tê-las vivido anteriormente já nos faz diferentes, já nos coloca um passo à frente. 

Mais do que isso: podemos reconhecer que em algum momento fizemos escolhas erradas e podemos refazê-las, completamente distintas. Juscelino Kubitschek disse: "Costumo voltar atrás sim. Eu não tenho compromisso com o erro". Que não tenhamos compromisso nem com o erro, nem com a perfeição. Que nosso compromisso seja com a nossa verdade e em sermos felizes. E em nome disso, sempre é possível, justificável e até mesmo necessário, recomeçar. 

Que tal iniciarmos a nova semana com essa atitude? De sermos amorosos conosco e com cada uma de nossas escolhas, dos caminhos trilhados até então e com foco que às vezes, muito mais importante que a linha de chegada é a alegria do vento no rosto de quem sabe que a vida é constante movimento. Vamos juntos?!

Um beijo,
Cláudia

Nenhum comentário: