domingo, 27 de novembro de 2016

O exercício diário da gratidão

Esta semana os norte-americanos comemoraram o Thanksgiving Day. Alguns chegam a dizer que Gratidão virou uma palavra da moda. Sinceramente, eu espero que ela tenha vindo para ficar. E não como palavra, mas como atitude e filosofia de vida.

Eu sempre fui muito vitimista. Via toda e qualquer dificuldade de minha vida como injustiças tremendas de Deus, do destino e das pessoas que de alguma maneira "colaboraram" para elas acontecerem. Na minha primeira incursão na busca por terapia, eu só conseguia querer que ela (a terapia) curasse as dores que este mundo cruel me ocasionou - sem saber que algumas das maiores provações, ainda estariam por vir.

Acredito que todas as ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento que busquei, me trouxeram a maturidade de entender que absolutamente tudo o que vivi me transformaram na pessoa que sou hoje. O abandono familiar na infância, o abuso psicológico promovido por quem deveria me cuidar, um casamento também marcado pelo gaslighting e infidelidade, um filho com deficiência provocada por erro médico, muitas perdas no padrão financeiro e, finalmente, a corajosa decisão de recomeçar depois dos 40 anos. Tudo isso, em parte, contribuíram para fortalecer a ansiedade, a insegurança emocional e outros sentimentos negativos. Mas quando eu passei a AGRADECER por essas oportunidades TRANSFORMADORAS que a vida me trouxe... Tudo passou a fluir de uma maneira muito mais próspera e positiva.

Foram essas dificuldades que me ensinaram sobre resiliência, superação, fé, motivação, amizade, amparo espiritual, missão de vida. Me oportunizaram conhecer pessoas e ferramentas maravilhosas em um processo - contínuo, jamais acabado - de cura. A tudo isso aprendi a agradecer. Hoje, só mantenho este blog, dou minhas palestras, é justamente pelos aprendizados que a GRATIDÃO me trouxe.

Existe um vídeo bem bacana (link aqui) que mostra a ligação entre neurociência, coach e gratidão. Recomendo. 


Isso não significa que o valor da tua gratidão tenha relação direta com a quantidade ou nível de desafios enfrentados ao longo da vida. Cada um sabe dos seus (um dia venho falar da minha teoria da unha encravada). A gratidão está muito mais relacionada à SINCERA DISPOSIÇÃO em exercitar este sentimento.

Meu convite para a semana que está começando é este: seja grato. Mesmo e principalmente quando parecer que não é possível ser. É um dos melhores exercícios que podes fazer à tua alma, mente e coração. 
Um beijo,
Cláudia

Nenhum comentário: