quinta-feira, 25 de abril de 2013

Do seu jeito

Após as mudanças anunciadas e prometidas, Caio começa a ver a nova escola como o SEU lugar. Já criou vínculo com a professora. Busca interagir cada vez mais e superar seus limites. E tem conseguido, com louvor.
Hoje, mais uma vez, meu guerreiro venceu.

Comumente usamos gizes de cera e hidrocores mais grossos, devido à sua falta de coordenação motora para segurar os apetrechos de escrita. Estamos conversando sobre possíveis futuras adaptações.

Pois hoje, ao ir buscá-lo na sala, ao término da aula e a professora me conta que ficou impressionada. O quanto Caio produziu e sozinho! Segurou um lápis comum e desenhou com toda sua força e motivação. Disse que era possível ver sua felicidade ao se perceber autônomo em sua tarefa. E, quando os colegas quiseram ajudá-lo - como generosamente querem - a segurar melhor ou "mais corretamente" o lápis, ele se mostrou contrariado, segurando ainda mais o lápis. Ou seja, ele realmente quis e fez sozinho!

Se ele fez certo? Não importa. Ele fez do jeito que conseguiu. Fez sem ajuda de ninguém - ainda que ajudas sejam sempre bem-vindas e por vezes necessárias. E isso, confesso, encheu meu peito de alegria e esperança. A minha esperança por aquela que é minha luta maior para o Caio e seu futuro. Não, não é a desejada faculdade. É a autonomia. A capacidade de viver, lutar, realizar do seu modo o que ele quiser. Sem precisar de mãe, monitora, companhia. Que os que estejam a seu lado ali estejam para lhe motivar mais e mais, porém sabendo de suas possibilidades.


Hoje, neste aparente pequeno momento, me pego vivendo o que sonhei nos dias mais negros dos prognósticos aterrorizantes da UTI Neo: pedi uma criança capaz de se esforçar, apesar de todas as prováveis limitações que teria. E é esta alegria que meu guerreiro amado me proporciona! Percebo que não conheço mais os limites do meu filho. Acho que nunca conheci. Porque nem ele mesmo sabe deles. Ou se sabe, dá uma esnobada bonita neles com sua imensa vontade de ser o que ele já é: um vencedor.

"Alguns triunfam porque estão destinados a fazê-lo; a maioria, por estar decidida a fazê-lo."
Anatole France

Nenhum comentário: