sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Um vídeo para transformar olhares

Quem nos acompanha, sabe... Eu me cobro e me chateio por não atualizar o blog tanto quanto gostaria. Existem épocas que parece ter "pauta" diária. Sempre algo novo que eu quero contar, compartilhar... Mas, esse patamar, meu quadro evolutivo já alcançou: se não dá tempo, é porque a vida está correndo, está acontecendo, intensa como deve ser.

Eu tive um outubro lotado de encomendas de docinhos; um novembro abarrotado de TCCs para formatar; comemoro a vitória do meu vereador Dario Silveira nas eleições e redijo um planejamento para ele, para conversarmos sobre projetos futuros que contemplem a inclusão e a acessibilidade cada vez melhor em nossa cidade; e, quando sobra um tempo, ainda faço (fiz) uma pequena cirurgia facial, onde tirei um cisto e corrigi algumas pequenas imperfeições, tô me sentindo mãe-gata (a loka!). Mas, vamos ao que interessa:

A equoterapia está sendo um sucesso. Caio já tem "outro pescoço", com um controle muito melhor. E ama, ama, estar lá na Hípica. Coisa que me deixa feliz é realizar sonhos (como este) e ver que a realidade é tão bacana como a que eu sonhava pro meu filho.

A mesma coisa acontece na escola. Caio ruma à formatura na Educação Infantil (e eu já vivo com os olhos marejados, misto de emoção, saudades antecipadas e gratidão eterna), mil coisinhas bacanas acontecendo no encerramento de ano escolar dele (isso rende um novo post futuro). Ao mesmo tempo, vai firme, forte e feliz nas manhãs de adaptação na escola de Ensino Fundamental. Já briga na hora de vir embora e este é, sem sombra de dúvidas, o melhor termômetro do quanto ele está sendo bem tratado, se sentindo verdadeiramente inserido. 

E nossa história de inclusão vai tão bem, obrigada, que Caio e sua turma foram convidados a se apresentarem no III Seminário Nacional de Educação Continuada e Diversidade e X Seminário Municipal de Formação, onde sua professora Eliane palestrou sobre a experiência de inclusão de todos com Caio na EMEI Vó Corina. Nem preciso dizer que morri de orgulho e felicidade, né? Acho que poucas coisas na vida podem ser mais gratificantes do que ver que nossa luta pessoal há muito deixou de ser só nossa, mas de um grupo que aposta e trabalha pela igualdade como um todo.

Eu, mãe metida sempre, me convidei e fui junto assistir. Gravei (ok, não é profissa, porque não sou e ca-la-ro que me emocionei horrores). E o resultado foi um vídeo bem bacana. Longo (28 minutos), mas que está bombando na internet entre quem tem que bombar: professores, profissionais de pedagogia e inclusão. É um exemplo. Não digo isto com superioridade, mas com a alegria de quem aposta em tentar e em fazer com amor. Como eu, como as professoras da vó Corina, como Caio e seus colegas.

Quem quiser perder (oi?) tempo e ganhar uma nova visão sobre inclusão na prática, tá mais que recomendado!




2 comentários:

Natália disse...

Como acesso o vídeo Dinha?

Bjos,
Natália.

Dinha disse...

Natália só clicar nele. Se tu clicar bem em cima do logo do Youtube are numa outra janela.
De qualquer forma, o link é:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tUXGNAhU75s
Beijo grande!