sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Caipira da Escola

E eu, que me acho a "inclusiva", mais uma vez recebi uma lição da escola do Caio. As profes me perguntaram, há 18 dias, se eu queria que ele concorresse à Caipira da Escola. Espantada, perguntei: "E pode?". 

Como pode?
Deve!!!!

Percebi que era uma oportunidade. De fazê-lo feliz! E sim, de mostrar a inclusão. De lhe dar direito as alegrias mais comuns da infância. E de trazer à uma fatia, ainda que pequena, da sociedade um novo olhar sobre a deficiência e suas possibilidades. 

Fiz uma "campanha" de arrecadação via Facebook. Pensei se era uma bobagem pedir que ajudassem com dinheiro com tal propósito. Temos tantas necessidades, ser o caipira não era uma. Mas seria uma alegria. E aí lembrei da campanha idem que fiz pro Yuri nos idos de 2002. Estava decidido!


E mais uma vez pudemos contar com o carinho e o apoio de muitos amigos. Caio arrecadou R$ 450, equivalente a 90 cartelas. Metade do dinheiro é destinado à escola e metade à sala dele, para que as profes organizem um passeio, festa ou outra atividade que julgarem adequada.

E mesmo que o prêmio fosse por beleza, acho que tava valendo. Hoje foi a festinha e ele tava um caipira lindo e muito feliz. Nunca sei o que ele entende, mas sei que ele entende por exemplo, que foi seu dia de destaque, que foi apreciado pelos colegas, pelas profes, que ganhou um presente (um trem sonoro e de peças de encaixe bem bacana). Agradeço a todos que participaram deste projeto e, mais uma vez, tornou o nosso sonho um sonho coletivo.












Nenhum comentário: