terça-feira, 20 de março de 2012

Pensamento positivo

E daí que quero escrever lindo e detalhado, mas a correria e mesmo a confusão de sentimentos vão censurando as palavras e adiando o texto.
Caio consultou semana passada numa neurologista, fez um eletro de urgência que apontou uma desordem cerebral muito grande. Foi encaminhado à um neurocirurgião e há sim indícios de que a válvula, talvez, esteja iniciando um processo de obstrução, o que poderia estar causando as crises convulsivas tão frequentes. Para investigação mais detalhada e conforto meu e do Caio, ele está internado desde ontem pela manhã no Hospital da Criança Santo Antônio, pertencente ao Complexo Hospitalar Santa Casa, de Porto Alegre.

Tentar traduzir o que eu passei ou pensei ao longo destes 6 dias, entre a consulta e a internação e agora mesmo o que tenho sentido parece impossível. Quando ouvi a palavra "internação", não escutei mais nada. Fui ao chão. O que eu escutei foi: "Vai começar tudo de novo, nada do que vocês viveram até agora valeu ou deu certo, vocês vão partir do zero".

No dia seguinte, já mais calma, eu tentava focar na palavra "conforto". Porque serão necessários pelo menos uns 5 exames diferentes e seria uma correria com o Caio, entre Porto Alegre e Canoas. Assim, simplifica tudo. Mas depois veio o medo: Mas e se tiver que operar? E se o problema for mesmo a válvula? Caio iria dar conta? Eu iria dar conta, mais uma vez, de tudo o que vem na carona da hospitalização e cirurgia?

Então veio a consulta com o neurocirurgião e o alívio provisório. Ele me explicou coisas que eu nunca soube. Como por exemplo, é absolutamente normal que o Caio, que colocou a derivação tão bebê, tenha que trocá-la ao menos duas vezes antes dos 21 anos. E ele está bem na faixa etária que costuma acontecer a primeira troca. E o mais importante: o médico acredita, assim como eu, que Caio tem sim potencial para desenvolver muito ainda, especialmente congnitivamente. O segredo? Praticamente não há: amor, estímulo e o devido acompanhamento médico, como eu sempre busco.

Acho que vim para o hospital "na paz". Entreguei nas mãos de Deus. Confio que Ele, mais uma vez, fará o melhor por meu menino. Se for a cirurgia. Se for uma troca de medicação. Está tudo escrito para que aconteça o melhor, o que merecemos.

Hoje já fizemos os exames radiológicos de trajeto de válvula. Daqui logo mais, a ressonância magnética, com sua sempre um pouco temida anestesia. Se tudo der certo e o neurocirurgião voltar à noite (ontem ele esteve aqui às 22h), talvez ainda hoje tenhamos parte da resposta que tanto procuro.

Estou tentando o máximo possível pensar positivo. Tudo vai dar certo!
Claro, existe uma porção de mim, que está se pelando de medo. Mas não vou deixá-la dominar. É o que sempre digo: às vezes, nossa própria história nos fortalece. Caio já fez cirurgia quando ele era muito mais frágil fisicamente. E hoje, quase sete anos depois, ainda temos o "plus" da ligação de nossas almas. Do quanto ele sabe que é amado, do quanto eu vejo que ele quer viver!
Repito: tudo vai dar certo!
Porque, acredito, assim está escrito na trajetória de nossas vidas.
Assim seja!

‎"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

Romanos 8:28

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dinha, acompanho vcs há mais de 2 anos sempre em silencio mas hoje quero te dizer q vc é uma forza dela natura como se diz por aqui! Vcs vão passar por mais esta, tenho certeza! Um abraço, Fran

Olívia disse...

Dinha querida, claro que vai dar certo e com certeza tudo que vocês viveram até agora ao lado do Caíto, todas as lutas, vitórias, aprendizados, tudo teve um porque. Saiba que estou aqui rezando por vocês. Um abraço da amiga Olívia.