terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Big Father

Bem naqueles meus dias de baixo astral, semana passada, com o Caio passando mal e nós fazendo mil exames sobre o seu fígado, recebo junto com nosso Boletim de Atendimento do Hospital Universitário (da Ulbra, Luterana), uma mensagem que parece que veio responder à “ingratidão” que tenho com Deus, em certos momentos. Foi um alento ao meu coração, saber que além de oferecer a meus filhos, também recebo de meu Pai um amor incondicional...


É bem provável que você já tenha assistido ao “Big Brother” na TV. Pois saiba então, que o título do programa foi inspirado na obra de ficção “1984”, de George Orwell que previa que as populações seriam vigiadas pelo olho do “Grande Irmão” mantendo todos sob controle total.

Como você agiria se soubesse que está sendo espionado? Talvez você não seria o mesmo, até acostumar-se com as câmeras ocultas.

Acontece que já nos acostumamos a elas. Nesta nossa aldeia global, elas já fazem parte do cotidiano. Basta entrarmos em bancos, lojas ou residências.

Governos e organizações possuem projetos para controle de populações visando evitar o crime e o terrorismo. Isso nos leva bem próximo daquilo que Orwell previra.

Na verdade, já somos observados antes mesmo de vir ao mundo. Há alguém que está sempre nos olhando, e muitas vezes nem nos damos conta disso. É o nosso Big Father. O Grande Pai. Há mais de três mil anos, o sábio rei Davi dizia: “Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Tu sabes tudo o que eu faço”.

O Big Brother de Orwell sugere um controle total dos seres humanos através das câmeras. Nosso Big Father, sem precisar delas, sabe de cada um de nossos movimentos e nos dá a liberdade de executá-las. Conhece nossas fraquezas e incoerências e ainda assim nos ama. Respeita nossa individualidade e não nos coloca no “paredão”. Saber disso é ter a verdadeira segurança e paz.

Deus Eterno,tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço: de longe conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando ou quando estou descansando; tu conheces as minhas ações. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lados e me proteges com o teu poder. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é tão profundo que não posso entendê-lo. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.
(Salmo 139)

Nenhum comentário: