quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Uma nova campanha: INSCER 2013


E os desafios seguem. Porque, afinal, assim é a vida. Quase dois anos após a bem sucedida campanha pela compra da banhita do Caio, cá estamos nós tentando formar outra corrente do bem em prol dos melhores recursos para este menino tão guerreiro.

Aos que nos acompanham via blog ou redes sociais, as penúltimas notícias foram assustadoras: Caio estaria entrando em colapso, podendo vir a ter morte cerebral a qualquer momento. Passado o susto e pânico iniciais, consegui ir atrás de novas opiniões médicas. Fui atrás do Dr. Andre Palmini e sua equipe, um dos responsáveis pela criação e manutenção do Instituto do Cérebro, na PUC-RS. E o prognóstico mudou completamente de figura: ele está clinicamente muito bem, mas há que se fazer um detalhado mapeamento cerebral, visando um melhor controle das crises convulsivas. O melhor lugar para isso, devido à aparelhagem moderna e aos estudiosos envolvidos: o hospital São Lucas, da PUC, onde funciona o INSCER.

O problema? O convênio médico cobre hospitalização, procedimentos simples e a ressonância magnética. Não cobre o exame de eletroencefalograma com videomonitoramento 24h que vai determinar exatamente se as crises apontadas intensamente no traçado do EEG realmente correspondem a algum tipo de crise epiléptica não identificada. Ou se podem ser outra coisa. Na verdade, o convênio até pode cobrir o exame em outro local. Mas não na PUC, em função de desacordo burocrático e financeiro. Mas, se o propósito é ele ser acompanhado pela equipe de lá, onde além dos profissionais, existem os melhores equipamentos, sinceramente não cogito buscar outra alternativa. Me parece pura perda de tempo (como a ressonância, que temos uma de menos de um ano, mas de um equipamento de má qualidade). O SUS não cobre o exame? Cobre. Mas aí, como Caio está clinicamente estável, a demora é incalculável.

Os médicos afirmam que não é urgente fazer o exame. Mas que com o mapeamento correto, o tratamento tende a dar uma reviravolta. A equipe do dr. Andre é conhecida por conseguir excelente controle (e aí falo em pacientes com até cinco anos sem crise nenhuma, li relatos antes de procurá-lo!) e até mesmo a cura de casos epiléticos de difícil controle. Como eu sempre me propus, não quero tirar esta chance do Caio. A tendência são melhoras significativas. Do ponto de vista das crises, do controle motor dele (pois isto já foi possível identificar, é na parte cerebral responsável pela coordenação motora que as crises iniciam) e do processo de aprendizado, com avanços cognitivos.

Os custos do videomonitoramento ficam aproximadamente entre R$ 1.600 e R$ 1.800 a cada 24h. Ele poderia fazer o de 12h, mas a médica acha bem importante realizar o de 24h, onde monitoraríamos o sono dele, um ciclo completo de um dia de sua vida e como o cérebro reage.

Em busca deste recurso, estamos lançando então mais uma campanha de arrecadação. Inicialmente, faremos uma rifa com 100 números a 10 reais cada. O brinde sorteado será um kit Dinha Doces com: um bolo de reis, 12 cupcakes (6 de cada sabor – chocolate com doce de leite e formigueiro com brigadeiro) e 60 docinhos – 30 brigadeiros e 30 beijinhos ou branquinhos, à escolha do vencedor). Enviaremos via Sedex 10 para qualquer parte do Brasil.


Sabemos que será um prêmio simbólico, mas é uma forma de retribuir quem quiser e puder ajudar. Como minha intenção não é somente pedir, e sim arrecadar o valor necessário, lembro que trabalho com docinhos e cupcakes, aceitando encomendas. Comprar meus doces é uma excelente forma de ajuda. Também disponho de alguns artigos femininos – carteiras, óculos solares e bolsa de grife, importados dos EUA. Meu estoque soma uns 500 reais e comprar um artigo de qualidade também é uma forma de participar. Vou postando os produtos aqui no blog, ou entrem em contato que envio via email fotos. Seguirei pensando em mais alternativas para conseguir o valor necessário e aceito sugestões. Sei que talvez esta época (de festas de final de ano) não seja exatamente o melhor momento. Mas foi o momento em que surgiu a necessidade e a possibilidade de realizar esta nova conduta médica.

Os trâmites para que Caio seja internado já começaram. Mas só receberei uma resposta definitiva dia 02/01/2013. A meta da equipe médica é realizar tudo ainda no mês de janeiro. Vou definir a data do sorteio da rifa a partir da aceitação dos números e da definição da data de internação mas, certamente, serão todos avisados com antecedência.

Para quem quiser participar da rifa, me mande mensagem escolhendo o número de preferência de 00 a 99. Depósitos podem feitos no BANCO BRADESCO:

Agência 3271-9
Conta Poupança: 100.6973-4
Favorecido: Caio Lacerda Mariante Fagundes 
CPF 029.351.170-50

Desde já agradecemos a todos que participam desta corrente do bem, nem que seja “somente” nos lendo e torcendo – essas boas vibrações também são essenciais e nos fortalecem.

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”.
Franz Kafka

5 comentários:

Valmendel disse...

Dinha, quero 2 numeros. Escolhe pra mim o que mais convier. Não vou abrir mão de ganhar o kit no sorteio porque AMOO teus doces (posso trocar pelo moranguinho né?). Vou ver se consigo fazer o depósito ainda nesta semana! Bjo bjo

Anônimo disse...

Olá, quero ajudar. E quero experimentar esses doces gauchos, pra ver se são tão bons quanto os mineiros daqui... hahahahaha. Pode marcar para mim o número 33, por favor? estou fazendo o depósito hoje. Abraços, Thaís (thais@alternativacultural.com.br)

Anônimo disse...

Ja fiz o deposito para ajudar. Se os numeros 19 e 22 estiverem disponiveis,podem ser esses. Boa sorte. Ilce (colus@sercomtel.com.br)

Anônimo disse...

Também já fiz o depósito. Conforme mensagem anterior, mínha preferência é pelo 33. Se não tiver, pode ser o 51. Abraços, Thaís

Unknown disse...

Bom dia!
acompanho seu blog sempre e curto seus pimpolhos, tenho uma filha que teve choque anafilatico devido um erro medico, com isso teve paralisia cerebral. Quero participar da campanha. Se o numero 15 estiver disponivel marque pra mim farei o deposito na segunda bjs Carla Lima.